A maquiadora oficial da Chanel no Brasil ensina a montar um kit de beleza

Nos últimos anos, Jake Falchi deixou sua assinatura em capas e editoriais das maiores revistas do país, além de participar de projetos superlegais, como o álbum de estreia da cantora Marina Sena, “De Primeira” — a maquiadora desenvolveu a beleza da capa e dos visualizers (registros visuais que acompanham as músicas no YouTube) do disco. Muito antes do acabamento natural virar tendência, ela já fazia makes que valorizavam a pele real, além de criar belezas artísticas que fizeram com que a gente se encantasse pelo seu trabalho desde o começo.

Agora, Jake está ainda mais poderosa: ela acaba de ser anunciada como maquiadora oficial da Chanel no Brasil — apenas uau! (Na verdade, a makeup artist está no posto desde janeiro deste ano, mas o anúncio oficial só aconteceu na última semana).

Jake Falchi

Aproveitando o gancho desse novo momento na vida da makeup artist, conversamos com ela pra saber mais detalhes sobre o cargo na marca francesa e ainda pedimos dicas de como montar (e manter!) um kit tão impecável quanto o dela.

O kit dos sonhos da maquiadora da Chanel começa pelo skincare (Foto: Jake Falchi)

Na prática, o que faz uma maquiadora oficial da Chanel? 

Eu sou um braço criativo da marca. Assino capas e editoriais de moda e beleza junto a títulos e publicações. Também participo de eventos e lançamentos de coleções da Chanel Beauty. Colaboro com o meu olhar sobre maquiagem, beleza e criatividade para a marca no Brasil, basicamente.

Qual foi o momento mais impactante da sua trajetória nesse posto até agora?

O momento mais marcante aconteceu no meio do ano passado, antes de eu me tornar oficialmente maquiadora da marca. Foi em um editorial de beleza da Chanel Beauty para a Vogue Brasil [para apresentar o lançamento Rouge Allure Laque Lipstick]. Além de maquiar, eu posei pela primeira vez como modelo junto da minha companheira Vivi Bacco, que também fotografou o editorial. Essas fotos foram feitas durante o nosso confinamento, em um dos pontos mais críticos da pandemia. Era uma história de beleza, mas também de amor, porque falava muito sobre nós duas, da nossa relação, então foi muito marcante não só para mim, mas para todos que estiveram envolvidos nesse processo.

Foto de Vivi Bacco para Vogue Brasil

Quais tipos de produtos você considera essenciais pra quem está começando a montar o próprio kit?

Acho que um bom começo é investir em produtos de pele. Skincare pra mim é algo muito importante na maquiagem. Eu prezo muito por deixar a pele o mais real possível, então normalmente não uso muita cobertura, muita base, e o skincare faz um trabalho importante dentro dessa construção de beleza. Primeiro você pode investir em bons produtos de skincare, como um bom creme de olhos, um bom hidratante labial e dois bons hidratantes de rosto (um mais leve e outro um pouco mais denso, pra peles mais sensíveis e secas). Depois, em bons corretivos. Eu não sou uma pessoa de carregar muita coisa no kit, mas consigo fazer tudo o que preciso. Levo dois tipos de base, uma mais luminosa, que acrescenta um pouco mais de brilho, e outra que é o oposto, mais matte. Com elas, consigo fazer um mix e criar uma terceira textura. Acho que [principalmente pra começar] você não precisa ter tantos tipos nem muitos tons de base, já que é possível ir misturando e criando cores novas também.

Caso você esteja se perguntando se os astros têm alguma coisa a ver com isso, Jake tem o sol em Libra e ascendente em Virgem (Foto: Jake Falchi)

Quais dicas você daria pra quem quer manter o nécessaire tão organizado e limpo quanto os seus? 

Eu gosto muito de cuidar do meu material. Esse momento de cuidar, limpar e tirar as coisas que eu já estou cansada de usar pra colocar outras novas é algo que me dá prazer. Acho que é importante tratar como um momento relaxante, pra mim é quase como uma terapia mesmo. E é algo que você tem que fazer com frequência, não só uma vez por mês. Sempre que possível, uma vez por semana ou a cada dez dias, eu paro para arrumar o kit. Até mesmo nos trabalhos, se eu tiver um momento de pausa, pego um lencinho, limpo os produtos, dou uma organizada para não deixar acumular. Acho que este é o maior segredo: fazer um pouco sempre.

Quais são os seus produtos favoritos do momento? 

Eu tenho muitos favoritas, mas esses são os que eu estou amando neste exato momento:
N°1 de Chanel Creme Revitalizante;
Baume Essentiel – cor Transparent;
Le Rouge Duo Ultra Tenue – Batom Líquido de Ultra Longa Duração – cor Burning Red;
Bronzeador em Creme-Gel – cor Soleil Tan Bronze.

Em sentido horário: Bronzeador em Creme-Gel, N°1 de Chanel Creme Revitalizante, Baume Essentiel, Le Rouge Duo Ultra Tenue (Foto: Jake Falchi)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.