As novas marcas criadas por maquiadores que você precisa conhecer

Eles vivem em contato com pessoas dos mais variados tipos e tons de pele, testando novos produtos e identificando os problemas reais que surgem na hora de se maquiar. Faz sentido, então, que os maquiadores tenham tanto sucesso ao criar suas próprias marcas e linhas de beleza. Só no último ano, vimos alguns dos maiores nomes da beleza nacional, acostumados a transitar em bastidores de desfiles e campanhas de grandes marcas, se aventurando no lado business da profissão e transformando seus desejos, ideais e universos particulares em produtos que sentiam falta de encontrar no mercado.

Mas, apesar de tendência, o movimento não é exatamente novidade: lá em 2006, o lendário maquiador Duda Molinos já lançava sua própria linha de maquiagens. Duda, que faleceu em 2019, foi pioneiro ao desenvolver produtos que até então quase não eram produzidos por marcas nacionais. A coleção, feita em parceria com a Vult, incluía itens como batons matte, duos de blush, pigmentos, conjuntos de pincéis e iluminadores, com qualidade primorosa e preços acessíveis.

A seguir, contamos mais sobre as novas empreitadas dos maquiadores brasileiros pra colocar já no radar.

Helder Rodrigues

Antes de ter sua própria marca, Helder Rodrigues já sabia o que não queria, como o uso exagerado de embalagens e fórmulas que não se adaptassem ao clima do Brasil. A partir daí, decidiu unir sua experiência de anos em desfiles, campanhas e editoriais de moda à busca por algo novo e funcional — assim surgiu a HERŌ beautē, lançada em setembro de 2021.

“É sensorial de alta performance, ingredientes naturais e tecnologia num blend elegante e sincero”, define o maquiador. O balm pigmentado com textura sequinha (que já tem 4 versões disponíveis e está prestes a ganhar uma nova cor na próxima semana — atentas!) é o primeiro produto da marca, e um bom exemplo do DNA multifuncional, sem gênero e consciente que guia cada passo de Helder à frente da empreitada.

Nos próximos meses, a HERŌ vai lançar sua linha de skincare, que segue o mesmo conceito híbrido da maquiagem: “são produtos universais que podem ser usados em todos os tipos de pele, sem excluir ninguém”.

Lau Neves

Ao longo dos mais de 20 anos de carreira no universo da beleza, Lau Neves construiu uma identidade muito particular. Quando assinava a maquiagem de um desfile na São Paulo Fashion Week (SPFW), por exemplo, era fácil identificar sua assinatura: estavam sempre ali os elementos disruptivos, a experimentação com as cores e a exploração entre o que causa estranheza versus o que é beleza. Tudo isso aparece agora na forma de produtos na Mayana Beauty. A marca, fundada por Mayana Moura em 2021, tem Lau na direção criativa, surgiu a partir do desejo da dupla de incentivar a criatividade por meio da maquiagem.

Entre os produtos, estão as paletas coloridas ultrapigmentadas e os batons em versões dramáticas, como os glitterizados ou o verde escuro, presente em muitas das makes criadas por Lau. “Trabalho há muitos anos maquiando diferentes rostos e peles, usando e experimentando produtos de múltiplas marcas, o que me fez adquirir um certo conhecimento não só com as fórmulas e texturas, mas também com a combinação de cores das paletas e com a grade de cores das bases e corretivos”, comenta o maquiador. Ainda neste ano, podemos esperar por uma grade de 15 cores de bases e 10 corretivos, além de novas cores de batons — “e já estamos desenvolvendo lançamentos incríveis para 2023”, finaliza o diretor criativo.

Nathalie Billio

Quem já passou pelo perfil no Instagram de Nathalie Billio certamente reparou nos delineados perfeitamente simétricos criados pela maquiadora. Tão impecáveis que começaram a render comentários de seguidoras questionando se eles eram reais ou adesivos. Isso deu um estalo em Nathalie, que resolveu transformar a dificuldade de muita gente em atingir o delineado gatinho perfeito em uma linha de delineadores autocolantes. A coleção, criada em parceria com a marca That Girl, reúne seis cartelas de adesivos, que vem com três pares em cada uma. O mais legal é que eles podem ser reutilizados, e além da versão clássica, Nathalie incluiu também o delineado vazado — outro hit das suas maquiagens, que conquistaram nomes como Isis Valverde e Marina Ruy Barbosa.

“Nunca tive pretensão de ter uma marca. O fato de trabalhar com maquiagem e me aproximar de muitas mulheres me fez perceber as coisas que elas têm mais dificuldade e facilidade. A partir disso, consegui pensar em um produto que pudesse ajudar mulheres. Escolhi fazer adesivo, e não maquiagem química, porque seria muito mais difícil desenvolver algo diferente do que já existe por aí”, explica.

Será que veremos novos produtos com a assinatura de Nathalie Billio em breve? “Eu penso em criar outros produtos com parceria. Talvez um dia, quando tiver mais tempo e mais tranquilidade, eu possa ter uma marca pra fazer algo bem-feito e diferenciado, pensando em produtos que não sejam só mais um no mercado.”

Rodrigo Costa

Um aspecto glow de quem acorda naturalmente bela e a pele super iluminada não podem faltar nas maquiagens de Rodrigo Costa. Não à toa, o maquiador se tornou querido por celebridades como Sabrina Sato, Juliette e Sasha Meneghel. Agora, prestes a lançar sua própria marca, a RC Beauty, Rodrigo transporta seu universo luminoso pra linha de produtos, que reúne sticks multifuncionais, um iluminador corporal e um pincel kabuki.

“Com meu know-how de anos em backstage e trabalhando com personalidades, percebi que podia fazer produtos tanto pros maquiadores quanto pros clientes finais. Mas, hoje em dia, existe também uma preocupação de criar produtos que não agridam o meio ambiente, que não agridam os animais (toda a linha é vegana e cruelty free), então tudo isso foi levado em conta no lançamento da marca”, diz o maquiador. Ao longo do desenvolvimento, o principal desafio de Rodrigo foi aliar o fator desejo ao aspecto natural dos produtos. “A mica, por exemplo, eu queria que fosse ultrafina pra dar aquele brilho maravilhoso. Também fiz produtos cremosos com toque mais seco, porque no Brasil as pessoas ainda tem um certo medo dessa textura, por ser um país muito quente.”

Ah, e temos spoiler! “Pretendo fazer produtos mais voltados pra pele, pensando numa pele glow mais suave, uma base com mais cobertura que permita construir camadas. Quem sabe essa segunda linha já traga produtos pra pele bem legais”, revela Rodrigo.

Nayana d’Oliveira

​​Maquiadora há quase 10 anos, Nayara d’Oliveira tinha o desejo de criar uma marca que colocasse as pessoas e o meio ambiente no centro. Quando fundou a Kunst, em 2021, colocou esses ideais em prática ao criar produtos veganos, sem testes animais e desenvolvidos de maneira independente.

Além de resolver problemas que ela própria identificou como maquiadora, Nayana se manteve atenta às dificuldades de quem estava aprendendo a se automaquiar. Na linha de produtos, estão os batons matte, as canetas delineadoras e as sombras em bastão, todos com alta pigmentação e fáceis de aplicar. “Também quis que meus produtos fossem excelentes em todos os climas do Brasil. Belém [cidade-natal da maquiadora], por exemplo, é uma cidade extremamente quente e úmida e é comum que muitos produtos não funcionem lá”, contou em entrevista ao boniclub. A Kunst, aliás, é um dos destaques da bonivegan, nossa caixa vegana, com seu batom vermelho poderoso.

Krisna Carvalho

Outro favorito das celebridades, Krisna decidiu criar os próprios produtos a partir de uma necessidade própria. Em parceria com a marca Klass Vough, o maquiador desenvolveu uma linha de nécessaires ideais pra quem vive carregando seus produtos de beleza por aí. Os modelos, que são transparentes pra facilitar a identificação do conteúdo, tem versões com organizadores de paletas, de batons, divisórias pra pincéis e até espaço pra armazenar  lenços descartáveis de papel.


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