Tudo o que você precisa saber sobre ácido glicólico

Você conhece o ácido glicólico? Famoso por promover a renovação celular, ele também estimula a produção de colágeno, é ótimo pro tratamento de acne e melhora a aparência de manchas e cicatrizes — não à toa, ele tem se tornado um favorito nos produtos de skincare. Pra saber mais sobre esse ativo poderosíssimo, conversamos com a dermatologista Daniela Pimentel, que esclareceu as principais dúvidas sobre o tema.

Quais são os benefícios do ácido glicólico?

“O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido que atua diminuindo a aderência das células da camada mais superficial da pele, gerando descamação e acelerando a renovação celular. Por meio desse mecanismo, ele ajuda a minimizar rugas e linhas finas, a suavizar manchas, controlar a oleosidade e melhorar a textura da pele”, diz a médica.

Ele pode ser usado durante o dia ou apenas na rotina da noite?

Ele pode ser usado tanto de dia quanto à noite, mas a dermatologista dá preferência para o uso noturno. Em ambos os casos, ela adverte: como a pele fica ainda mais sensível à luz do sol, o filtro solar é indispensável. 

Como escolher um bom produto com ácido glicólico?

Mais do que a porcentagem de ácido na fórmula (que não deve passar dos 10% para não sensibilizar a pele), a potência do produto também está relacionada ao pH do ativo. Quanto menor é o pH, mais intensa é a ação do ácido glicólico. 

Ele pode ser usado junto com outros ácidos na rotina de cuidados?

O uso com outros ácidos pode acontecer apenas de forma intercalada. Para Daniela Pimentel, na dúvida, é melhor não misturar: “É importante lembrar que alguns efeitos adversos previsíveis podem ser mais frequentes em pessoas com pele sensível ou sensibilizada por outros produtos. O clima do lugar e a época do ano influenciam também na pele e podem contribuir para mais efeitos colaterais”, diz.

Quais ativos dão match com o ácido glicólico?

Ácido salicílico + ácido glicólico: em dias alternados, os ativos podem ajudar no tratamento de acne, controlando a oleosidade e suavizando cicatrizes.

Ácido lático + ácido glicólico: os dois AHAs têm funções complementares. O ácido lático ajuda na hidratação natural da pele, trazendo um glow de quem acorda naturalmente bela.

Resveratrol + ácido glicólico: o antioxidante, que tem propriedades anti-inflamatórias e que combatem o envelhecimento precoce, potencializa o tratamento para hiperpigmentação e melasma.

Niacinamida + ácido glicólico: a função calmante e hidratante da niacinamida (ou vitamina B3) é o complemento ideal para o efeito esfoliante do ácido.

 

Quer inserir o ácido na sua rotina? Reunimos aqui uma seleção bem variada de produtos com o ativo. Pra ler as resenhas do boniclub e saber mais sobre cada um deles, é só clicar nos links abaixo. Não se esqueça: consulte sempre dermatologistas.

1. Gel Facial 25% Glicoisdin – Isdin
2. Sérum Concentrado Adcos Glico Renovador – Adcos
3. Ácido Glicólico – Creamy
4. Sérum Glicólico Noturno Drunk Elephant T.L.C Framboos – Drunk Elephant
5. Sabonete Facial Líquido Glycare – Mantecorp
6. Sérum Ácido Glicólico – Principia
7. Tratamento Avène TriAcnéal – Avène
8. Tratamento Glycolic 10 Renew Overnight – SkinCeuticals
9. Hidratante Corporal Glycolic Renewal Smoothing Lotion – NeoStrata
10. Máscara Facial Reset Noturno Ácido Glicólico – Botik
11. Máscara Facial com Ácido Glicólico e Esqualano – Biossance


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.