Você sabia que combinar as substâncias certas pode potencializar os benefícios da sua rotina de cuidados?
Pensando nisso, separamos alguns dos ativos mais comuns nos produtos de skincare e, com a ajuda da dermatologista Adriana Vilarinho, explicamos como essas associações agem na prática.
Na hora de aplicar os produtos, a médica orienta a começar sempre pela limpeza, seguir para um tônico ou água termal de preferência, e só então partir para a construção das camadas. Na dúvida, a ordem dos cremes vai do mais líquido, como um sérum, ao mais denso. “Uma boa substância sozinha já tem ação benéfica, mas, combinada ao ingrediente certo, ela é intensificada”, resume Adriana Vilarinho. Papel e caneta na mão, vamos às duplas:
Vitamina C + ácido glicólico
A vitamina C e o ácido glicólico podem formar uma dupla poderosa no tratamento da pele, mas, de acordo com a médica, é melhor que sejam usados em dias alternados e durante a noite, para evitar que o rosto fique sensibilizado. “O ácido glicólico acelera a renovação da epiderme, melhorando a textura da pele, enquanto a vitamina C suaviza a aparência de manchas, resultando em uma pele iluminada e com viço”, ela explica.
Vitamina C + retinol
Outro par de ingredientes que funciona melhor em dias alternados, retinol e vitamina C têm a capacidade de maximizar o poder antioxidante um do outro. “Enquanto o retinol é ótimo para suavizar linhas finas, a vitamina C deixa a pele mais firme e, como na combinação anterior, também melhora a aparência de manchas”, diz Adriana Vilarinho.
Ácido hialurônico + retinol
“O ácido hialurônico forma uma combinação muito boa com o retinol. Enquanto o primeiro hidrata, o segundo age como um ácido leve”, destaca a dermatologista. Para quem tem a pele oleosa e ainda se assusta com produtos que tenham alto poder de hidratação, ela indica optar pelo ácido hialurônico em formato de sérum. Anotado?
Retinol + niacinamida
Dois ingredientes cada vez mais comuns nos produtos de skincare nacionais, o retinol e a niacinamida trabalham tão bem juntos que podem até ser usados em uma mesma fórmula, segundo Vilarinho. Entre os principais efeitos, a dupla tem a suavização de poros e a diminuição da oleosidade.
Resveratrol + niacinamida
Por si só, o resveratrol já é um ativo poderoso: além de ter ação protetora contra a radiação ultravioleta, ele ajuda a dar elasticidade para a pele e combate a hiperpigmentação. Quando aliado à niacinamida, outro antioxidante, sua força é redobrada. “Juntos, eles atuam também na suavização da textura da pele”, acrescenta a médica.
Niacinamida + AHAs (ácido glicólico, lático, málico e mandélico)
“A niacinamida, que é uma forma ativa da vitamina B3, diminui a oleosidade e melhora o aspecto dos poros, porque dá um aspecto matificante para a pele”, conta a dermatologista. Produtos com alfa-hidroxiácidos, os AHAs, são um bom match — “Como ambos os ingredientes têm ação antioxidante, um potencializa o outro.” Por serem esfoliantes químicos, os AHAs também ajudam na renovação celular. Ah, Vilarinho adverte: “É importante usar filtro solar por cima dessas camadas.”
Antioxidantes + filtro solar
Como bônus, Adriana Vilarinho sugere outra parceria de sucesso: antioxidantes antes do filtro solar. A vitamina E, que tem ação hidratante, e as já citadas vitamina C e niacinamida estão entre as opções indicadas para complementar a proteção aos raios solares, auxiliando no combate aos radicais livres e ao envelhecimento celular precoce.
Vale lembrar: consulte sempre dermatologistas!
Deixe um comentário