Cabelos cacheados e crespos: produtos que você precisa conhecer

Publicado em 5 de outubro de 2021 por .

Vic e suas belíssimas madeixas

Desde que gravei um IGTV sobre como finalizo o meu cabelo crespo e cacheado,  recebi mensagens de bonis e amigas me incentivando a falar mais sobre minhas madeixas – principalmente sobre os produtos que tenho usado e testado. Então hoje vou resenhar produtos legais pra cabelos crespos, cacheados, ondulados e até para quem tem fios mais lisos. 

Usei seis produtos, três deles são de linhas mais profissionais, pra quem gosta de um tratamento mais potente ou quer dar continuidade a algum cronograma no estilo salão de beleza em casa. Já os outros três, uso frequentemente, sempre repondo o estoque, porque se tem uma coisa que as cacheadas ou crespas fazem, é consumir muitos produtos para o cabelo.

Pra você ter uma ideia, de acordo com um relatório publicado pela WWD BeautyInc em 2020, as mulheres afro-americanas gastaram em média 7,5 bilhões de dólares todos os anos em produtos de beleza, isso dá mais ou menos 40 bilhões de reais. É muito dinheiro! Agora imagina esse número só no Brasil, um país miscigenado, com 56,10% pessoas negras e pardas segundo o IBGE.

Durante a pesquisa dessa pauta, notei a falta de opções de produtos de haircare profissionais para cabelos crespos e cacheados, mas como não desisto fácil, encontrei alguns bons pra testar e comentar. Então já anota aí quais foram os escolhidos: Máscara Twisted Máscara Curl Elastic Treatment da Sebastian, Oil Therapy máscara condicionadora cabelo disciplinados e fios alinhados Alfaparf, Óleo de Argan da Lola Cosmetics, Óleo Capilar Dark Oil da Sebastian Pro, Creme para Pentear Color Curls High Definition da Soul Power e Gel em Creme Curl da Kérastase

Uma coisa importante a ser dita é que, como mencionei no início do texto, meu cabelo é cacheado e crespo, portanto tem várias texturas diferentes, o que é super normal. O meu é um tipo 4a/4b na frente e 3c nos restos dos fios. Se você ainda não sabe qual é seu fio e tá afim de descobrir, dá uma olhada neste post, ele vai te ajudar a identificar o seu tipo de curvatura.

Nunca tinha usado o creme de tratamento da Sebastian, embora sempre tenha ouvido falar muito bem da marca. Mas quando vi que tinha uma máscara capilar pro meu tipo de cabelo, eu sabia que tinha que testar. A Máscara de Tratamento Curl Elastic Treatment promete “deixar os cabelos nutridos, com a fibra capilar fortalecida e protegida contra o excesso de umidade e combater o frizz, transformando fios embaraçados em cachos exuberantes”. E realmente, o produto cumpre o que promete. Deixei no meu cabelo por uns 10 minutos, enxaguei com água em temperatura ambiente e sequei com uma toalha de algodão, aprendi aqui na Bonita essa técnica para não ter tanto frizz. Na hora em que eu tirei a toalha do cabelo fiquei chocada, pois  meus fios ficaram bastante alinhados e nem precisei passar tanto creme como costumo fazer. A máscara  Elastic Treatment tem uma consistência bem densa, além de render bastante.

Continuando nas máscaras capilares, preciso dizer que a maioria dos produtos da Alfaparf Alta Moda são sensacionais e estão disponíveis em diversas farmácias e drogarias. Já usei vários produtos da linha, mas a Oil Therapy, em especial a Máscara Condicionadora Cabelos Disciplinados e Fios Alinhados, ressuscitou o meu cabelo das cinzas. Durante o inverno ele passou por um período de bastante opacidade e queda, e essa linha foi simplesmente tudo! O bacana é que dá pra fazer misturinha com os óleos de cabelo e o resultado fica ainda melhor. A consistência dela é na medida, tem 300g e também rende muito! 

Uma cacheada, crespa ou lisa não pode ficar sem um oleozinho de cabelo, certo? O Óleo de Argan da Lola Cosmetics é muito conhecido e bem falado na internet, por isso precisei testar pra saber qual era o motivo desse alvoroço. E realmente é muito bom! É um tipo de óleo grossinho – mas já deu pra sacar que eu gosto de produtos com consistência intensa, não é? Amei o cheiro e como deixou o meu cabelo macio e brilhante. Ele também é perfeito para misturar com uma máscara de tratamento. O Argan Oil da Lola possui vitamina A, D, e E, além do óleo de Argan. Ajuda a controlar o frizz, sem contar a proteção térmica, ideal pra quem usa secador, difusor ou chapinha. Ah, e ele serve pra todos os todos os tipos de cabelos.

Olha, eu juro que tentei trazer um óleo capilar de uma outra marca, mas quem conhece sabe que o Dark Oil da Sebastian Pro é um acontecimento! Que óleo maravilhoso, cheiroso e com performance incrível, perfeito pra fazer uma umectação nos fios. Também pode ser usado em todos os tipos de cabelo. O meu já acabou, então deixo um apelo para Wella Company me mandar mais, por favor, pois essas madeixas merecem sim.

Preciso falar da potência dos Cremes de Pentear da Soul Power AGORA. Tem uma consistência intensa e define os cachos que é uma beleza. O cheiro é de creme mesmo, e para isso gosto de adicionar o óleo da Lola ou da Sebastian para sentir também a fragrância. A duração, dependendo de como você finaliza, dá para ficar até alguns dias sem precisar revitalizar o cabelo. Desde o momento em que descobri essa linha de cremes, não larguei mais. Ele vem com 500ml, tem proteção térmica, alta definição para todos os tipos de cachos, hidratação profunda e dá leveza e maciez, mesmo sendo bem consistente. 

E por último, mas não menos importante, o Gel em Creme Curl de Kérastase, um creme gelatinoso para definir os cabelos cacheados, ondulados e crespos. Foi lançado recentemente, especialmente para atender esses tipos de cabelos, algo que antes não tinha no portfólio da marca. A fórmula é bem hidratante, com uma consistência ótima, que define os fios além de ter um cheiro maravilhoso. O único problema é a quantidade de produto. A embalagem tem 150ml, que é muito pouco para um cabelo cheio e volumoso como o meu. Vamos torcer pra a marca lançar versões maiores, afinal de contas a gente usa muuuito produto. 

Adorei compartilhar produtos que uso e amo, e principalmente conhecer e trazer opções e novidades pra vocês. Todos são ótimos e atenderam bem as necessidades do meu cabelo, foi uma delícia fazer essa pauta, pois falar sobre meus cachos é falar da minha identidade e resistência.

Bora falar mais sobre produtos de cabelos e trocar dicas aqui nos comentários? Conta aqui qual é o seu produto favorito e por quê. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.