“Makecare”: a maquiagem com ativos de skincare é um caminho sem volta? 

Glam Duo Clinical, o novo batom da Eudora que mistura skincare com maquiagem

Houve um tempo em que as pessoas só queriam que a base cobrisse o que consideravam imperfeições, o batom fosse bem pigmentado e fácil de aplicar. O que tinha por trás da fórmula? Parece que não importava tanto, contanto que ficasse bonito no rosto. Há alguns anos, esse comportamento tem mudado. O skincare ganhou uma importância enorme, a gente entendeu que, por baixo da maquiagem, a pele precisava estar bem-cuidada. E que tratar a pele e maquiá-la podiam ser dois atos complementares, não concorrentes. A gente foi se libertando daquela ideia de se maquiar para esconder os defeitos, né? O negócio passou a ser usar a maquiagem para se divertir, para potencializar a nossa pele saudável. E para ter pele saudável… precisa de skincare! É todo um processo pelo qual a gente ainda está passando, e um dos seus principais reflexos tem sido a mudança do status da maquiagem, com fórmulas que incluem ativos de tratamento e se aproximam cada vez mais de produtos de skincare. Para falar mais sobre esse assunto que é um dos temas do nosso Especial de Inverno, nos unimos à Eudora, que tem investido muito no segmento que a gente batizou de “makecare”, um híbrido entre a maquiagem e o skincare. “Os produtos de skincare têm uma estrutura (em termos de fórmula) que foca nos benefícios de tratamento para a pele, enquanto na maquiagem o foco é realçar a beleza. O melhor dos mundos é alinhar a melhor parte do skincare, com a melhor parte da maquiagem”, afirma o time de Produto e Desenvolvimento da Eudora (assim mesmo no coletivo, porque responderam juntos as perguntas da Bonita!).

Segundo os especialistas da marca, a grande diferença, hoje, entre um produto de skincare e um de maquiagem está na base dentro da qual vão ser colocados os ingredientes de tratamento: enquanto num creme há mais água ou um outro tipo de veículo, por exemplo, num batom há mais pigmentos e ceras vegetais. “A quantidade de ativos normalmente se mantém equivalente, pois sem uma concentração mínima de ingredientes de tratamento, não conseguiríamos os benefícios de skincare na maquiagem”, contam. Mas nem sempre foi assim. Lavoisier, maquiador com décadas de carreira, uma lista interminável de famosas como clientes e expert de maquiagem na Eudora, diz que foi uma mudança gradual, acelerada nos últimos tempos. “Com a pandemia, as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa e tendem a buscar produtos multifuncionais. Um bom exemplo é a pesquisa realizada pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal), que mostrou um aumento de 91% nas vendas de produtos para tratamento facial em 2020. Ou seja, as pessoas estão apostando mais no cuidado com a pele e lábios e, principalmente, em produtos de maquiagem com benefícios de tratamento, o que reforça que já não há mais espaço no mercado para produtos de beleza com fórmulas desconfortáveis”, analisa.

Com o boom do skincare e do autocuidado, da pele radiante e com glow vinda, em boa parte, do ritual de beleza coreano, a “makecare” parece mesmo um caminho sem volta. A consultoria NPD do Reino Unido fez uma pesquisa que mostrou um crescimento de mais de 100% na compra de bases com ativos de skincare. E apontou que os britânicos não estavam mais interessados em maquiagens com FPS baixo, aumentando o consumo de produtos com FPS 35 em mais de 70%. E isso foi há dois anos, imagina agora?

Além de fatores de proteção solar mais altos, os ativos antioxidantes e hidratantes são os mais usados na maquiagem com tratamento. “Eles podem ser utilizados individualmente ou em sinergia, para obter resultados ainda melhores. Alguns exemplos são os diversos tipos de ácidos hialurônicos, pantenol, vitaminas (A, B, C, E, F), niacinamida, prebióticos, extratos e óleos vegetais”, conta o time de Eudora.

O Glam Duo Clinical, novo lançamento de Eudora, tem justamente esse mix entre make e skincare. É um batom e também um tratamento labial potente, promete um efeito de micropigmentação sem agulhas, gradual confome o uso, além de oito vezes ácido hialurônico que prometem hidratam e aumentam o volume dos lábios por até 48 horas depois do uso. “Para mim, o mais interessante sobre o Glam Duo Clinical é a multifuncionalidade. Ele pode ser usado de várias maneiras, com efeitos diferentes no resultado final da make. Isso porque é um batom que possui dois lados: um balm preenchedor, que redefine e hidrata com o ácido hialurônico, e outro lado que é um batom matte, com alta cobertura e efeito intransferível. Para obter um efeito glossy nos lábios, basta aplicar o lado matte e, depois, o lado balm. Já para destacar a textura matte e obter o efeito intransferível – ideal para o uso de máscaras de proteção – basta aplicar o balm, aguardar alguns instantes até o produto ser absorvido e, na sequência, aplicar o batom matte. Os dois lados também podem ser usados sozinhos, optando apenas pelo balm, para o tratamento diurno ou noturno, ou pelo batom matte para uma boca mais marcante. A gama de cores também é muito completa e vai do nude claro ao malva, com cinco tons que se adaptam a todos os tons de pele”, conta Lavoisier. Mas assim como um skincare, para potencializar esse efeito, é importante que a aplicação se mantenha periodicamente. “Se eu paro de utilizar um hidratante, por exemplo, minha pele vai ficar ressecada. Se eu usar continuamente, a minha pele vai se manter hidratada. Com esse produto ocorre a mesma coisa. Quanto mais usamos, melhores serão os resultados”, explica o time de Eudora.

Quer conhecer mais sobre esse lançamento e bater um papo com os experts da marca? Acompanhe a semana do batom no nosso Especial de Inverno, que vamos falar mais sobre ele. Tem live na quinta-feira (29/07), às 20h, no Instagram, para comemorarmos o Dia do Batom com Eudora e com a participação de bonis, hein!


1 comment

  • Amei saber que existe um termo para algo que amo! Makecare é uma tendência super atual e eu estou amando, porque não dar um Boost no tratamento da pele enquanto estamos maquiados, né?! Eu acho tudoo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *