Dossiê hidratação: dicas para o inverno e os melhores ativos para cuidar da pele do corpo

Publicado em 23 de julho de 2021 por .

O Bio-Oil Gel para Pele Seca

A hidratação da pele é um dos passos essenciais dentro da rotina de skincare, principalmente no inverno, quando os cuidados com a barreira cutânea precisam ser redobrados. Lembra dela? Falamos aqui nesse texto sobre sua função, que vai desde proteger nossa pele até “segurar” a água nela.

BARREIRA CUTÂNEA: SAIBA POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE

No inverno a nossa barreira cutânea pode ser prejudicada pelo clima e fatores externos, mas também pelos banhos quentes que a gente sabe que não são indicados por dermatologistas, mas ainda assim é difícil de abandonar esse hábito, né? Seja você a pessoa do banho morno no inverno, ou o banho super quente, lembre que a pele do corpo deve ser hidratada todos os dias, assim como a do rosto. E essa rotina deve ser mais presente ainda nessa época. Já que estamos fazendo o nosso Especial de Inverno por aqui, nos unimos ao Gel para pele Seca de Bio-Oil para contar mais sobre o assunto.

Hidratar corretamente a pele pode prevenir desde um ressecamento simples, até o agravamento de condições como dermatite atópica ou psoríase. Para começar, consulte sempre dermatologistas e se cuide, e aqui te contamos mais sobre os ativos e maneiras de hidratar a pele.

Cada substância age em frentes diferentes para garantir ou devolver um tipo de hidratação. “Existem muitos ativos no mercado, mas em condições como ressecamento excessivo, dermatite atópica e psoríase, devemos focar em ingredientes e ativos poderosos para hidratação, como ureia, manteiga de karité, ácido hialurônico, PCA de sódio, dimeticona, óleo de amêndoas, vitaminas A, E, F e B3. Também é muito importante incluir ativos com ação calmante, regeneradora e anti- inflamatória, como extratos de lavanda, camomila, calêndula e alecrim”, afirma a dermatologista  Hadassa Barros, em entrevista à Bonita de Pele.

Existem quatro categorias de hidratação da pele: a umectante, a emoliente, a oclusiva e a reparadora. O ideal, segundo os especialistas, é que o hidratante tenha ativos que cubram todos eles. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto?

A hidratação reparadora é a que regula o fluxo da água e restaura o poder da barreira cutânea. Os ativos reparadores têm o poder de puxar água do ambiente para restaurar a barreira, e alguns dos ativos que fazem isso são a ceramidas e os ácidos graxos, presentes naturalmente na nossa pele. A hidratação oclusiva impede que você perca água da pele para o ambiente, estão nessa categoria os ativos que formam uma camada impermeável sobre a cútis, como ceras, óleos vegetais e manteigas, como a de karité. Já os hidratantes umectantes são ativos que tendem a atrair a água para onde está muito seco. Glicerina, ureia e sorbitol fazem parte desse time.  Mas atenção: se o ambiente está mais seco, a pele tende a perder água para o ambiente. Já os ativos emolientes são substâncias que vão preencher os espaços entre as células que estão em descamação. Eles melhoram a aparência e a elasticidade da pele. O ácido hialurônico, nosso queridinho, está dentro dessa categoria.

Além de conhecer os melhores ativos hidratantes, outro caminho para não descuidar da pele no frio é cuidando da hidratação interna. “A água é responsável pelo funcionamento perfeito não só da saúde, como também da pele, garantindo hidratação, elasticidade, viço e rejuvenescimento. Mas para assegurar a ingestão ideal diária, é importante considerar alguns fatores como idade, peso, altura, atividade física e condições climáticas do local, ou seja, a quantidade ideal de água é um dado individual. Uma vez que você consegue garantir essa hidratação adequada de dentro para fora e uma efetiva rotina de cuidados com a pele, ela responde com beleza e saúde”, garante a dermatologista. Os dois litros diários de água, portanto, podem variar de pessoa para pessoa, mas é preciso encontrar a quantidade ideal, para não beber água de menos.

Para potencializar ainda mais a hidratação no inverno, a dermatologista indica ainda hidratar o corpo nos primeiros três minutos após o banho. “Isso garante uma hidratação mais eficiente e profunda”, diz. Então depois daquele banho relaxante no fim do dia, já se hidrate logo em seguida para proteger essa barreira cutânea e ficar bem Bonita de Pele. Anotado?

Vem conhecer o Bio-Oil Gel para Pele Seca, que foi formulado para cuidar das peles que sofrem no inverno e tem um blend hidratante com manteiga de karité, ureia e ácido hialurônico, além das vitaminas A, B3, E, F, óleos e extratos de plantas. A textura, supreendentemente, faz com que ele seja ainda mais hidratante: o seu gel tem só 3% de água na fórmula, aí sobra mais espaço para caprichar na concentração e variedade de ativos. Clica aqui pra ver essa textura mágica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.