Especialista responde: as dúvidas das bonis sobre a vitamina C, essa grande estrela do skincare 

A história da vitamina C no skincare, pasmem, tem quase três décadas, mas ela se tornou mesmo uma grande estrela da beleza nos últimos anos, beneficiada pelas novas tecnologias que permitiram estabilizar esse antioxidante e aproveitar todos os seus benefícios para a nossa pele. A cada ano parece que surgem novas descobertas envolvendo o ativo que combate radicais livres, linhas finas e aumenta a luminosidade da pele. Uma maravilha! Mas ainda há muitas dúvidas sobre o ativo: ele potencializa o protetor solar? Causa acne? Diminui marcas escuras da pele? Por isso, resolvemos nos unir ao O Boticário para entender melhor como desfrutar de todos os benefícios deste super ativo e aproveitar para responder as principais dúvidas das bonis. Em outubro do ano passado, a marca lançou o Vitamina C Sérum de Alta Potência Botik, produto que usa a vitamina C estabilizada a 10%, porcentagem segura e alta o suficiente para dar um poderoso efeito antioxidante, iluminar e uniformizar o tom da pele, numa fórmula à base de água, turbinada com vitamina E. Com a ajuda da equipe de pesquisadores que criou a Vitamina C de Botik, Giovanna Chiumento, Gerente de Produto do Grupo Boticário, respondeu as principais perguntas enviadas pelas bonis a respeito da vitamina C. Hora de saber tudo, veja a seguir.

Existe idade certa para começar a usar vitamina C?

O início dos cuidados com a pele precisa sempre ser feito com a orientação de um dermatologista. Quando falamos sobre Botik, é uma marca desenvolvida para atender as necessidades diferentes de cada pele, e não especificamente indicada para uma idade ou outra. Entendemos que a pele se comporta de maneiras diferentes, mesmo com pessoas da mesma idade, pelas condições de vida e ambientes completamente distintos. Portanto, a consulta com um dermatologista é importante para entender qual é a idade adequada para iniciar o uso da Vitamina C ou qualquer outro produto de tratamento.  

O que significa uma vitamina C estabilizada?

O ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, é um potente antioxidante e a sua força é tão grande que ele é capaz de neutralizar e reagir com praticamente tudo que entra em contato, como por exemplo o ar, antes mesmo de entrar em contato com a pele, e este é o motivo de alguns produtos ficarem amarelados. Em Botik, o ativo herói da formulação é a Vitamina C estabilizada, de tecnologia patenteada, que garante a estabilidade da molécula. Quando fizemos os testes de doseamento e eficácia, conseguimos comprovar que o produto permanece estável do início ao fim, o que significa que você não vai perdê-lo para o ar. Além disso, o motivo de Botik usar essa molécula, é que ela é supermoderna no mercado, tem melhor capacidade de durabilidade e permeação na pele em comparação ao ácido ascórbico puro, e entrega todos os efeitos de uma vitamina C pura: combate os radicais livres, traz luminosidade, viço e combate o estresse oxidativo causado por agressões externas. Essa molécula também nos permitiu criar uma textura aquosa, bem gostosa, adequada a todos os tipos de pele, inclusive oleosas.

Usar uma vez no dia é o suficiente? Qual momento da rotina de skincare é o melhor para incluir a vitamina C?

Geralmente, a vitamina C é combinada com mais ativos, então é importante prestar atenção na indicação de cada produto. No caso da Vitamina C Sérum Alta Potência de Botik, temos a possibilidade de usá-la pela manhã ou pela noite, uma vez ao dia. A minha recomendação, é colocar na rotina pela manhã, porque a Vitamina C de Botik alia demais ativos como Vitamina E e Carnosina, trazendo uma potente ação antioxidante que evita a formação de radicais livres provocados pela exposição à luz azul, raios UV e poluição. Isso ajuda a potencializar a ação do protetor solar e auxilia quem se expõe diariamente às telas de computador. Como há uma alta concentração de ativos e de porcentagem da vitamina C, seja qual for o seu período de aplicação preferido, a frequência de uma vez ao dia é suficiente para aproveitar todos os benefícios do produto.

A vitamina C pode causar acne?

A Vitamina C, ou seja, o ativo em si, não está relacionado ao surgimento de acne. Um ponto que deve ser levado em consideração é a base em que o ativo foi formulado, pois formulações em silicone podem obstruir os poros e causar acne. Pensando nisso, a Vitamina C Sérum de Alta Potência de Botik foi desenvolvida em base aquosa, com uma textura ultrafluida e adequada para todos os tipos de pele. Em nossos testes de formulação, não capturamos reações adversas mapeadas em relação ao surgimento de acne.

O que fazer se a vitamina C der espinhas? 

Toda vez que inserimos algum produto novo na nossa rotina, independentemente de ser vitamina C ou não, o ideal é que isso seja feito aos poucos. Usar intercalando os dias para entender se a pele está aceitando ou não o ativo é uma boa dica. Caso tenha alguma reação, como acne, por exemplo, o ideal é consultar um dermatologista para identificar a causa e como tratar da melhor forma. Se você utilizou o produto de forma gradativamente, teve uma reação pontual, mas depois que engatou no uso a pele melhorou, está tudo bem, faz parte do período de adaptação da pele a um ativo novo.

A vitamina C clareia manchas? Existe uma concentração para isso?

As manchas solares são formadas pelo excesso de melanina, seja pelo excesso de produção ou pela má distribuição delas. A exposição ao Sol leva a formação de radicais livres, e quando isso acontece a nossa pele entende que precisa produzir mais melanina para se proteger (ela é o nosso escudo), é ai que a vitamina C entra! Por ser um potente antioxidante, ela evita a formação desses radicais livres e faz com que a pele não precise produzir mais melanina, pois já está exercendo essa função de proteção, auxiliando na prevenção e melhora dessas áreas mais escurecidas provocadas pela exposição solar.

Ela realmente potencializa a ação do protetor solar? É melhor aplicá-la antes ou depois do filtro?

A Vitamina C Sérum de Alta Potência de Botik, por ser formulada com os ativos mencionados anteriormente, combate os danos causados pela luz azul e raios UV, potencializando a ação do protetor solar. É importante ressaltar que o protetor solar precisa sempre ser a última camada na rotina de cuidados faciais, pois ele é um escudo, uma barreira de proteção. Um jeito fácil de pensarmos nessa etapa é lembrar que as texturas mais finas idealmente devem vir primeiro, porque o que é mais fino penetra melhor, e o que é mais grosso por último. Se nós invertermos e passarmos uma textura mais grossa primeiro e a fina depois, ela não vai conseguir ultrapassar a textura mais grossa que você já aplicou antes. A rotina de cuidados começa sempre pela limpeza, pois a higienização prepara a barreira cutânea para receber os ativos que virão a seguir. Em seguida, o tratamento com o sérum, depois a hidratação com cremes e, por último, o protetor solar.

Quais ativos são legais de usar com a vitamina C?

A linha Botik possui o Creme e o Gel Creme de Ácido Hialurônico, com formulações semelhantes, mas com texturas diferentes. Eles têm ácido hialurônico puro hidrolisado. Trata-se de uma molécula pequena que atinge a camada mais profunda da epiderme para trazer o preenchimento e a firmeza da pele, potencializando a ação de colágeno, das ceramidas e fortalecendo a barreira cutânea. A versão creme é ideal para peles normais a secas, pois tem uma textura mais aveludada, um cremão mesmo. Já o gel creme tem uma textura um pouquinho mais refrescante, mais leve, indicado para peles oleosas e mistas. Por conta de todas essas características, esse é o ativo ideal para ser combinado com a Vitamina C. Após a aplicação do Vitamina C Sérum de Alta Potência de Botik, o uso do Creme ou Gel Creme de Ácido Hialurônico complementa sua rotina de skincare para um tratamento combinado.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.