Conheça as etapas do cronograma capilar, tão importante quanto a rotina de skincare

Publicado em 30 de junho de 2021 por .

Jazzie Moyssiadis

Já parou para pensar que o nosso cabelo e pele têm as mesmas necessidades? Limpeza, hidratação, nutrição… No caso dos cabelos, quem fica responsável por esses cuidados é o cronograma capilar. Ele é composto por etapas focadas em oferecer uma solução específica para os cabelos, intercalando três principais tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução, com o objetivo de deixá-los com brilho, fortes e macios.  “É uma rotina de cuidados indicada para repor nutriente e massa para os fios, mas é importante lembrar que o cronograma também é indicado para todos os tipos de cabelos, e deve ser feito tanto em cabelos saudáveis quanto nos fios danificados por descoloração, exposição solar e diversos outros tratamentos químicos”, diz a dermatologista Ana Carina Junqueira, do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisa em Medicina Capilar, especialista em Tricologia pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Além disso, também é recomendada para cabelos em transição capilar ou que realizam procedimentos químicos, como coloração. Sol, poluição e até escovação também desgastam os fios, então, mesmo quem não tem química no cabelo deve tratá-lo com frequência. 

Para começar o seu cronograma, assim como na rotina de cuidados com a pele, a etapa da limpeza é fundamental para a higiene e a saúde do nosso fio. “Diariamente, a pele de algumas regiões do corpo produz sebo e tem suas células renovadas, gerando restos celulares e secreção sebácea. Este é o caso do couro cabeludo. Quando em excesso, células mortas e sebo obstruem os folículos e geram uma inflamação local (dermatite seborreica), o que pode levar a queda e prejudicar o crescimento capilar”, explica Junqueira. 

Principais etapas do cronograma capilar

Na limpeza, o xampu deve ser aplicado apenas no couro cabeludo, e de preferência, massageando em movimentos circulares para ativar a circulação da região. Esfregá-lo na extensão dos fios pode ressecar, lembra Andrea Frange, especialista em cabelos de São Paulo, lá no nosso Instagram. 

Responsável por repor vitaminas e aminoácidos essenciais para o crescimento e manutenção do fio, a nutrição vem em seguida. “Essa fase é de extrema importância porque são esses nutrientes que protegem o cabelo da perda de água e do ressecamento”, conta Ana Carina. A hidratação é um clássico na rotina capilar, e todo mundo conhece. Ela ajuda a devolver a água, brilho e emoliência pros cabelos. “A hidratação e a nutrição andam juntas. Muitas máscaras de nutrição também são hidratantes, pois a nutrição ajuda a manter a água no fio e potencializa a hidratação”, conta Aline Monsani, hair stylist do salão Cabtudo, de São Paulo. A hidratação, ainda, é responsável por selar a cutícula do cabelo e evitar que água e nutrientes saiam de dentro do fio.

Já a reconstrução é responsável pelo aporte de proteínas, queratina, e massa capilar que se perdem por conta dos procedimentos químicos, ação do sol e poluição. É a etapa que vai cuidar da parte interna, da estrutura do fio. “Assim, o fio consegue reter água e nutrientes por mais tempo, resultando em melhor hidratação e brilho. Entretanto, é  importante pontuar que a reconstrução deve ser feita com cautela. Seu excesso pode enrijecer os fios”, orienta a Ana Carina.

A frequência desse cronograma e quantas vezes na semana é legal fazer vão depender do seu tipo de cabelo. “Em geral, nos cabelos ressecados a máscara deve ser aplicada duas vezes por semana. Nos mistos, uma vez por semana. Já nos cabelos oleosos, as máscaras devem ser usadas somente a cada duas ou três semanas”, recomenda a tricologista. A ideia é ir alternando máscaras de nutrição + hidratação com a de reconstrução, para ir suprindo as necessidades variadas do cabelo. 

Aqui vai um adendo: não é porque o comprimento do seu cabelo é seco, que a raiz também vai ser. O tratamento do couro cabeludo, às vezes, pode ser diferente do resto da extensão do fio. Por isso é muito importante consultar um especialista para saber qual é o melhor tratamento para você.

Veja aqui algumas dicas que reunimos junto com as especialistas para cuidar dos cabelos em casa:

  • Sabe aquele mito de que lavar os cabelos todos os dias causa queda? É exatamente o oposto, conta a especialista. Lave os cabelos todos os dias ou em dias alternados. O excesso de sebo, restos celulares e detritos do meio ambiente devem ser removidos quase que diariamente com xampus.
  • O condicionador deve ser sempre utilizado na haste do fio, nunca no couro cabeludo. Após a aplicação, enxágue bem;  
  • Não dormir com o cabelo molhado, porque os microorganismos adoram se proliferar em ambientes de umidade, e isso ocasionar a dermatite seborreica;
  • A máscara capilar é sua amiga e todos os tipos de cabelo precisam de uma, até oleosos e finos. O segredo é acertar a frequência (leia acima);
  • O aplicativo “Meu diário Capilar” é bem legal e escaneia a saúde do seu cabelo para depois montar um cronograma baseado na sua rotina de lavagem. 

Um comentário sobre “Conheça as etapas do cronograma capilar, tão importante quanto a rotina de skincare

  1. Pollianna Vieira disse:

    Meu cabelo é muito poroso, faço luzes e acho que isso piora um pouco.
    Mas estou tentando seguir esses passos em casa e tem dado uma melhora significativa, os produtos usados também fazem uma diferença danada, querendo ou não as vezes a gente precisa investir um pouco mais nas máscaras, e me surpreendi com a durabilidade, no fim vale a pena o investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.