O poder dos mini-hábitos e a história da marca de bem-estar Holistix

Publicado em 23 de junho de 2021 por .

As sócias Nicole Vendramini e Nathalia Simões, criadoras da Holistix

Tem uns momentos na vida em que acontecem aquelas grandes reviravoltas e tudo muda. Mas no dia a dia, o mais comum é a gente acabar desistindo antes mesmo de começar porque sempre fantasiamos mudanças tão radicais que, na prática, se tornam tarefas dificílimas. No fim, na impossibilidade de conseguir modificar tudo de uma vez, acabamos sem fazer nada.  É neste ponto que entra o conceito do mini-hábito. A inspiração vem da Holistix, marca criada há dois anos por Nicole Vendramini e Nathalia Simões e que cultiva o bem-estar por meio de pequenas adições saudáveis à nossa rotina. Em entrevista à Bonita, a dupla conta, com a própria trajetória, como pequenos passos planejados e constantes podem levar mais longe do que um grande salto no escuro. 

É verdade que, num primeiro momento, a mudança de vida e de profissão das duas se parece muito mais com uma transformação radical. Mas não aconteceu de repente. Há três anos, ambas moravam em Madri, na Espanha. Já tinham largado as antigas profissões – Nicole trabalhava como gerente de marketing de grandes empresas, como Unilever e Nestlé, e Nathalia, numa butique financeira especializada em fusões e aquisições – e, cada uma do seu lado, sem se conhecer, criava um projeto para empreender na área de bem-estar. “Nos conhecemos por meio do ex-marido da Nicole, num almoço. Começamos a conversar e quando vimos, eu tinha o excel da marca, e ela o power point. Meses depois, lançamos a Holistix”, lembra Nathalia. Ela brinca que tinha todo o plano de negócios pronto (“uma marca de bem-estar monetizada com produtos”) mas que era uma “faria limer”, não sabia como criaria uma love brand. Por outro lado, Nicole, estava totalmente imersa neste universo, estudando vertentes holísticas da saúde e do bem-estar, da Ayurveda à fitoterapia. “A abordagem holística é a que abrange visões diferentes de saúde. Não existe só um jeito de ser saudável. Queremos apresentar mini-hábitos que, ao longo do tempo, vão provocar resultados duradouros”, diz Nicole.  

No caso delas, foi assim. Depois que se conheceram e viraram sócias (“todo mundo acha que somos amigas que montaram um negócio, e foi o contrário: viramos amigas por causa do negócio”, lembra Nathalia), abriram empresa, registraram a marca e lançaram, em março de 2019, a plataforma de conteúdo de bem-estar  Holistix no Instagram, a partir de uma conta criada inicialmente por Nicole (na época tinha outro nome), e que já tinha uma comunidade de cerca de 6 mil seguidores (hoje são 171k). O primeiro produto (junto com o ecommerce) veio quase sete meses depois. “Sempre abordamos os assuntos por meio de ciclos de temas. Quando falamos da Ayurveda, houve muito retorno da comunidade pedindo mais informações, querendo saber como praticar as técnicas no dia a dia. Foi aí que lançamos o raspador de língua. Afinal, a Holistix não é uma marca feita para ficar criando desejos nas pessoas, mas para atender necessidades que elas já tenham”, reitera Nicole.

Feito de cobre (o original) ou de aço inoxidável, o raspador de língua faz parte de uma prática milenar de retirar, assim que se acorda, as toxinas acumuladas nesse órgão durante a noite. Outra técnica milenar e sucesso da marca é a escova com cerdas vegetais e base de madeira certificada para realizar a escovação corporal a seco. A ideia é você escovar o corpo ainda seca, antes do banho, sempre com movimentos de baixo para cima, e de fora para dentro. Isso ativa a circulação e ajuda o sistema linfático a liberar as toxinas do corpo. A frequência vai depender da tolerância da sua pele, o importante e ir testando. Afinal, como Nathalia e Nicole gostam de reforçar, não existe uma só verdade, ou uma regra fixa a ser seguida, o mais bacana, para elas, é poder ir pegando o melhor de cada especialidade e criar a rotina de bem-estar que funcione para cada um. Ah, claro, sempre consultando especialistas para checar a eficácia e segurança das coisas. No caso dos produtos da Holistix, elas contam que antes de lançar cada um, não só conversam com especialistas da área, caso dos médicos ayurvédicos, mas também com esteticistas, com dentistas e outros médicos convencionais para saber qual o fundamento científico de cada ritual.  

Com o sucesso da marca e novos best-sellers, como o golden mix (mix de especiarias também vindo da Ayurveda), as sócias decidiram abrir a empresa para uma rodada de investimentos no início de 2020. Cerca de um ano depois do lançamento da plataforma nas redes sociais, as duas se mudaram de Madri para o Brasil, Nathalia grávida de 8 meses do segundo filho. E veio a pandemia. “Todo mundo acha que crescemos muito durante a pandemia, mas na verdade apenas crescemos o que já havíamos planejado. Claro que houve uma aceleração do interesse na área de bem-estar. Ao mesmo tempo, tínhamos 20 investidores no início do ano. A partir de março, no dia em que ia cair o dinheiro, um a um eles foram desistindo. Foi muito tenso. Em abril, tínhamos conseguido segurar 10, ou seja: precisamos fazer tudo o que havíamos programado com metade do dinheiro”, conta Nathalia.

Mas deu certo. No início de 2021, a Holistix recebeu uma nova rodada de investimentos de investidores anjo, e agora acelerou o ritmo de lançamentos, com pelo menos dois produtos de bem-estar por mês, entre chás naturais, garrafa de água de vidro, guia de rotina saudável e kit de óleos essenciais. Lançaram também um site para seguir fortalecendo a produção de conteúdo informativo na área de bem-estar holístico. “A gente está aqui para fazer com que os brasileiros vivam a saúde como um estilo de vida. Queremos ser grandes o suficiente para ser ‘a’ plataforma de bem-estar do Brasil”, planeja Nicole. Pois é, parece que o devagar e sempre com os momentos pontuais de grandes emoções são uma combinação poderosa mesmo.  

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