Alimentos da beleza: gema de ovo, a rainha da biotina

Publicado em 17 de junho de 2021 por .

Leti Kugler, no Unsplash

Quais os alimentos que podem melhorar não só a nossa saúde como a saúde e a beleza da pele, do cabelo, das unhas? O terceiro eleito da nossa série Alimentos da Beleza foi escolhido pela nutróloga pós-graduada em medicina integrativa Esthela Oliveira, que, aliás, estreou essa seção. “A gema de ovo contém biotina, também conhecida como vitamina B7, que atua diretamente na formação de pele, unhas e cabelos. O consumo de ovos é muito individual, vai depender de cada pessoa. A Associação Americana do Coração recomenda de 1 a 2 ovos por dia para pacientes saudáveis”, diz.

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Esthela vai direto ao ponto, mas vamos destrinchar um pouco por que a gema de ovo, entre tantas opções, é a rainha da biotina. A questão principal está na concentração. Apenas um ovo contém cerca de 10 mg de biotina, ou aproximadamente 33% do valor diário recomendado. Um omelete de três ovos no almoço, então, resolve 100% da ingestão de biotina. E, segundo a médica, não adianta ser só de gemas, como algumas dietas preconizam, para diminuir as calorias. “A biotina está na gema do ovo. Nesse caso, quando você retira a gema, diminui a quantidade de oferta da biotina”, explica.

E as opções para quem não é muito fã daquele ovo mexido no café da manhã ou do cozido com torrada (anote o truque para gema macia, quase mole: depois que a água ferver, coloque o ovo e marque 6min40s. Retire rápido e coloque sob água da torneira para parar o cozimento. Ah, quando o ovo sai direto da geladeira, passe na água corrente antes de botar na fervente, para o choque térmico não quebrar o ovo no cozimento)? Bom, segundo Esthela, não adianta contar com o ovo no preparo de alimentos como bolos e tortas, porque quantidade de gema que virá no seu pedaço será muito pequena. “Você pode repor de outras formas, como no consumo de oleaginosas, que também são fontes de biotina”, recomenda Esthela.

Embora a porcentagem seja consideravelmente menor, veganos e quem não gosta de ovo podem apostar em bons punhados de amendoim, tofu e grãos de soja. Uma porção de 28g de amendoins torrados tem 5mg de biotina, ou 17% da recomendação diária. Mas convenhamos que, num lanchinho, é bem fácil comer 100g de amendoim, né? Aí a ingestão já sobe pra cerca de 50%. Já 100g de grãos de soja contêm 19.3mg de biotina, ou 64% da recomendação diária*. E aí, ovo mexido no café da manhã, missô no almoço, amendoim no fim da tarde?

*Fonte: Healthline

 

 

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