O que é skin picking? Kéren Paiva fala sobre o transtorno em sua coluna Pele Livre

Publicado em 2 de junho de 2021 por .

Kéren Paiva

Você sabe o que é skin picking? Kéren Paiva conta, na coluna Pele Livre, como descobriu que a sua mania de cutucar a pele era, na verdade, um problema médico.

A Harvard Health classifica o skin picking, ou transtorno de escoriação, como um distúrbio cutâneo: é o hábito de cutucar a pele, ao ponto de ser quase impossível controlar esse impulso, interferindo no funcionamento social ou profissional. A boa notícia é que tem tratamento! Terapia, medicação e cuidados dermatológicos podem ajudar. “É muito importante a gente se informar, porque é um comportamento que eu tenho mas não sabia que era um distúrbio”, diz. Ela conta que descobriu que sofria de transtorno de escoriação após compartilhar nas redes sua dificuldade de se controlar para não cutucar o rosto. Uma seguidora explicou que isso também pode ser um distúrbio. “A partir do momento que a gente tem informação, consegue buscar um tratamento para melhorar e lidar melhor com o problema. Porque é um desconforto muito grande, nos sentimos muito mal, para além da estética. Tanto fisicamente quanto mentalmente, porque isso te gera no início um alívio, depois culpa e frustração”, completa Kéren.   

Para descobrir se você tem um hábito ou um distúrbio, vão aqui algumas dicas da Kéren. “Um dos sinais é se sua vontade de cutucar é incontrolável. Pense também no tipo de sentimento que isso te gera, se isso faz com que você se sinta mal. É muito importante se observar e perceber se você passa algum tempo fazendo isso ou pensando em fazer. Esse tipo de transtorno é muito comum em quem tem acne, porque são pessoas que têm relevos no rosto ou ao longo do corpo (para quem tem foliculite). E esse tipo de relevo provoca na gente um gatilho, para ficar cutucando, arrancando casquinhas.”

Veja a coluna completa no vídeo publicado no Instagram da Bonita de Pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.