Alimentos da beleza: aveia e suas maravilhas para o corpo

Publicado em 24 de maio de 2021 por .

Foto: Jazzie Moyssiadis

Ser Bonita de Pele vai além do skincare, e hoje a gente começa uma série para investigar alimentos que, segundo nutricionistas e nutrólogos, valem muito serem incluídos no nosso dia a dia por melhorarem a pele e também a nossa saúde. A indicação de estreia é da nutróloga Esthela Oliveira, especialista em medicina integrativa e dona da Side Clinic. “A aveia é um alimento funcional que contém silício. O ideal é ingerir ao menos duas colheres de sopa por dia, que podem ser usadas com frutas no lanche da tarde”, diz. O silício é um mineral que, segundo a nutróloga, está envolvido no metabolismo de muitos tecidos do corpo, e uma das suas principais funções seria a síntese de colágeno tipo I e da elastina. Ele ajuda no fortalecimento de unhas, pele e cabelo. Mas os benefícios da aveia vão além.

O principal tipo de fibra solúvel da aveia é o beta-glucano que, apontam estudos, ajuda a retardar a digestão e aumentar, a saciedade e, assim, diminuir o apetite. Também ajuda a manter o funcionamento do intestino e evitar a constipação, o que é importante para o corpo e para a beleza como um todo. 

A aveia ainda contém compostos químicos vegetais que atuam como antioxidantes para reduzir os efeitos prejudiciais da inflamação crônica, que está associada a várias doenças como doenças cardiovasculares e diabetes. Aplicada na pele, como máscara facial (basta hidratá-la com água bem quente, quase fervendo, e depois deixar esfriar), ajuda a controlar a oleosidade e a acne, agindo como antibactericida. 

RECEITAS

Além das duas colheres de aveia sobre as frutas, como indica a dra. Esthela, outra ideia é fazer um mingau de aveia. Bastam duas ou três colheres de sopa cheias, um copo de leite ou de leite vegetal, um pouco de açúcar (o mascavo é mais saudável), se quiser. Depois, só mexer em fogo alto até começar a desgrudar da panela (tipo brigadeiro, mas a consistência é mais líquida, ele vai engrossar conforme esfria). Dá para acrescentar um pouco de canela, de chocolate em pó e outras especiarias. Outra opção é cortar uma maçã em fatias, cozinhá-la com água suficiente para cobri-las até que a água seque. Depois, acrescentar a aveia e o leite da sua preferência, mexendo até engrossar. Pode adoçar ou não. Os flocos integrais de aveia são os que têm mais nutrientes.

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