Dicas pra hidratar o cabelo em casa

Que hidratar a pele é essencial, a gente nem precisa dizer, mas você tem hidratado o seu cabelo? A Dra Maria Angelica Muricy, dermatologista e responsável técnica pelo Mariá Spa do Cabelo, desvenda junto com a gente tudo sobre a hidratação capilar e como fazer em casa!

A hidratação dos fios é necessária porque a ação detergente dos xampus, o ato de secar, os processos químicos, chapinha e até o ar-condicionado fazem com que o fio perca água e óleo. A hidratação serve para bloquear a perda de água, além de repor o óleo perdido dos fios.

A frequência da hidratação vai depender do grau de dano do cabelo; quanto maior o uso de calor, tinta, descolorantes e outros processos químicos, maior a frequência com que você deve hidratar o fio para repor a água e o óleo perdidos. Essa hidratação pode acontecer diariamente com o uso de um bom condicionador e também semanal/quinzenal com uma máscara capilar usada em casa.

Hidratar ou reconstruir?

Aqui, é importante salientar a diferença entre hidratar e reconstruir: repondo água e óleo, a cutícula do cabelo fica mais uniforme e fechada, impedindo que a água e outros nutrientes saiam de dentro do fio. Se ele perdeu mais do que isso, ou seja, o dano já atingiu o interior da fibra, aí é preciso devolver aminoácidos da queratina, que é a proteína que forma o cabelo. Ok?

Receita para fazer em casa

A @dramariaangelicamuricy nos ensinou uma máscara caseira incrível pra você fazer antes de lavar o cabelo e que faz bem até para o couro cabeludo! Ela indica o uso de óleos essenciais como Ylang-Ylang, Lavanda, Gerânio e Cedro Virgínia, que proporcionam maciez e brilho aos fios de cabelo. Mas atenção que o uso do óleo essencial puro NÃO É INDICADO, eles precisam ser misturados aos óleos vegetais, como o de jojoba ou abacate. E qual deve ser a quantidade pra fazer essa máscara? “Existe uma proporção correta de óleo: em 7 a 10ml de óleo vegetal é possível pingar de 4 a 6 gotas de óleo essencial” lembra a Dra. Maria. Em cabelos de médio a longo, dá para fazer 20 ml e colocar de 8 a 12 gotas, ou seja; de duas a três gotas de cada óleo indicado.

Como usar? “Com o cabelo seco, do couro cabeludo até as pontas já que o óleo essencial tem uma capacidade de absorção pela pele, então ele tem uma ação no bulbo capilar, fortalecendo-o e, dependendo do tipo de óleo, proporcionando crescimento. Normalmente se faz um coque e deixa agir por apenas dez minutos, pois o óleo essencial é volátil e acaba não tendo mais efeito após esse tempo”. Depois, o ideal é lavar com shampoo hidratante, usar condicionador e pode até aplicar uma máscara no comprimento dos fios.


1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.